sexta-feira, 12 de junho de 2009

Agência Ambiental Europeia exorta Governos a aumentarem a reciclagem


O Presidente da Agência Ambiental Europeia, Lord Chris Smith exortou os Governos a darem o exemplo e reduzirem a sua pegada ambiental. Os governos devem utilizar o seu poder de compra para impulsionar mercados de produtos sustentáveis e reduzirem os resíduos.
Falando na Conferência Futuresource (9 de Junho) na London Excel Arena, o Senhor Smith destacou a forma como o setor público tem o poder de conduzir a evolução do mercado anual de reciclaveis, a Inglaterra pode conduzir o gasto anual em torno de £ 150 bilhões e 40% da economia britânica.

Ele disse que o poder do governo para conduzir as tendências do mercado imobiliário é imenso e seu poder de compra poderia proporcionar os incentivos economicos necessários para geral melhorias reais para a sustentabilidade dos produtos e serviços.

Lord Smith disse que a AE já estava comprando produtos reciclados, que podem voltar a ser reciclado no final da sua vida. Todos os seus equipamentos IT são reciclados e destinam-se a fonte, pelo menos, 75% de todos os agregados utilizados em grandes obras são de fontes sustentáveis.

Ele também disse que a redução da pegada ambiental dos setores públicos são também uma questão de melhorar todos os aspectos internos de gestão ambiental, isto quer dizer que inclui a gestão responsável dos resíduos que são produzidos.

Em abril, o Serviço de Auditoria Nacional informou que muitos departamentos do Governo Britânico não possuem dados sobre os resíduos, reciclagem e consumo sustentável. Os números mostram que, em 2007/2008, o Ministério da Defesa produziu 278.000 toneladas de resíduos, enquanto que, o Departamento de Trabalho e Pensões só produziu 21.000 toneladas de resíduos.

Lord Smith disse que a contratação de fornecedores para desenvolverem serviços e produtos ao Governo não possuem ainda cláusulas nos contratos terceirizados e que isto não é uma pratica comum em toda a Whitehall - mas que AE têm conseguido com o presente um série de áreas, incluindo a aquisição de uma nova sede, e que gostaria decompartilhar as oportunidades e experiências com os outros.

Os Governos (Federal, Estadual e Municipal) e seus setores públicos (Ministérios, Secretárias Estaduais e Municipais) devem fazerem a sua parte para depois cobrarem dos setores privados, pois eles, os governos são os responsáveis pela elaboração das leis e normas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário