
Nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2009, devo estar participando do 3º Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos da AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), na Argentina (2009 - Residuos y Recursos, Hacia Nuevos Desafios). Como sempre deverá ser um dos maiores eventos da América Latina, pois terá a participação de vários profissionais, tecnicos, cientistas, pesquisadores debatendo sobre RESÍDUOS SÓLIDOS, e eu serei um dos palestrantes, meu tema será RCD Resíduos de Construção e Demolição. (divulgarei o evento e meu trabalho em outras postagens)
O aquecimento global do planeta, a elevação da consciência ambiental e a preocupação com a inclusão social delineiam um cenário no qual as exigências da sociedade civil, de investidores, financiadores, governos e consumidores obrigam as empresas a levar em consideração o impacto de suas atividades em todo seu entorno.
O setor da construção tem forte impacto econômico, social e ambiental. Alguns dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) traçam um cenário sobre o tema e seus desdobramentos:
O setor da construção tem forte impacto econômico, social e ambiental. Alguns dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) traçam um cenário sobre o tema e seus desdobramentos:
- 75% dos recursos naturais extraídos são para uso na construção.
- Geração de 80 milhões de toneladas/ano de resíduos.
- Liberação de gases do efeito estufa, como CO2 e compostos orgânicos voláteis (COV) nos vários processos de fabricação de materiais.CO2
- 20% de toda a água é consumida nas cidades e parte disso é desperdiçada.
- A operação dos edifícios é responsável por 18% do consumo total de energia do país e por cerca de 50% de toda a utilização de energia elétrica.
- O setor é o maior gerador de empregos diretos e indiretos.
- Parte dos operários da construção se encontra na linha de pobreza.
- A informalidade é prática de mais de 50% das empresas do setor.
Nesse contexto, a sustentabilidade surge como um conceito que estimula o mercado a adotar um novo olhar e a desenvolver formas inovadoras para lidar com as empresas, os negócios e os empreendimentos, gerando resultados para os acionistas, os colaboradores, o meio ambiente e a sociedade.
As várias fases e atividades do processo de produção de um empreendimento – concepção, projeto, especificação de materiais, construção e uso, e operação – devem ser consideradas na implantação da sustentabilidade.
Parabéns, Greg!!!
ResponderExcluirAcredito nas tuas idéias e no teu potencial!!!
Vc vai longe!!!
bjaoooooooo
Crixx
Cris, tu és sempre doce nas palavras.
ResponderExcluirTuas palavras e amizade me fazem uma pessoa mais feliz.
Te convido para participar sempre. Volte!!!
Beijão