terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Carros elétricos serão realidade em 2009?

O mundo corre atrás de alternativas para manter os confortos conquistados e preservar, ao mesmo tempo, o Planeta.

Nesta corrida, os automóveis são um dos principais desafios, já que os maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa.Modelos de carros elétricos já foram construídos e testados ao longo das últimas décadas.
E, com a pressão ecológica atual, os modelos mais viáveis começam a ser colocados no mercado.Como o Mini Cooper, da BMW. Alimentado por uma bateria de lítio, alcança 100 km/h em 8.5 segundos, com uma velocidade máxima de 152 km/h. Leva duas horas e meia para carregar sua bateria de 35 kWh, e com ela roda 241 km.


A empresa Cam já vende no Brasil o carro indiano Reva, totalmente elétrico. Ele alcança 80km por hora e requer 6 horas para carregar as baterias.

No país, também já temos o Palio elétrico, que roda em Itaipu.A Mitsubishi também estuda lançar o carro elétrico MiEV no Japão, em 2009 e trazê-lo em seguida para o Brasil.A GE investe U$ 4 milhões na Think, fabricante norueguesa de carros elétricos e US$ 20 milhões na A123Systems, que desenvolve baterias.

A indústria automobilística precisa superar diversas dificuldades para migrar do modelo de combustível fóssil, para um mais adequado, de uma forma harmônica. Muitos preparativos e adaptações precisam ser construídos, o que seria simplificado bastante com políticas públicas incentivando as mudanças, como no caso da Inglaterra.

A ciência está fazendo a parte dela e muitos projetos foram lançados ou retomados em todo o mundo. Resta aos setores sociais e políticos abraçarem esta causa com mais urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário