
Estamos indefesos diante das chuvas de verão.
Nesse contexto, a sustentabilidade surge como um conceito que estimula o mercado a adotar um novo olhar e a desenvolver formas inovadoras para lidar com as empresas, os negócios e os empreendimentos, gerando resultados para os acionistas, os colaboradores, o meio ambiente e a sociedade.
As várias fases e atividades do processo de produção de um empreendimento – concepção, projeto, especificação de materiais, construção e uso, e operação – devem ser consideradas na implantação da sustentabilidade.
A empresa Cam já vende no Brasil o carro indiano Reva, totalmente elétrico. Ele alcança 80km por hora e requer 6 horas para carregar as baterias.
No país, também já temos o Palio elétrico, que roda em Itaipu.A Mitsubishi também estuda lançar o carro elétrico MiEV no Japão, em 2009 e trazê-lo em seguida para o Brasil.A GE investe U$ 4 milhões na Think, fabricante norueguesa de carros elétricos e US$ 20 milhões na A123Systems, que desenvolve baterias.
A indústria automobilística precisa superar diversas dificuldades para migrar do modelo de combustível fóssil, para um mais adequado, de uma forma harmônica. Muitos preparativos e adaptações precisam ser construídos, o que seria simplificado bastante com políticas públicas incentivando as mudanças, como no caso da Inglaterra.
A ciência está fazendo a parte dela e muitos projetos foram lançados ou retomados em todo o mundo. Resta aos setores sociais e políticos abraçarem esta causa com mais urgência.
Fonte: Ambiente Brasil