domingo, 10 de maio de 2009

3er Congresso Interamericano de Resíduos Solidos de AIDIS

Nos dias 6, 7 e 8 de maio estive participando do 3º Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos da AIDIS - Associação Interamericana de Engenharia Ambiental e Sanitária em Buenos Aires, Argentina.
Neste evento estiveram participando 32 países das Américas e Caribe, onde foram debatidos os problemas, soluções técnicas e as alternativas para o problema causado pelo "LIXO", os resíduos sólidos.

No dia 6 foi a abertura e o início dos trabalhos dentro dos grupos - Reunião Interamericana de Autoridades em máteria de Resíduos Sólidos da América Latina e Reunião dos Centros de Investigações e Universidades. Fomos divididos em grupos dentro de cada reunião para debatermos alguns pontos de grande importância para esta área.



No dia 7 foi minha apresentação "PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA CIDADES DE MÉDIO PORTE DA AMÉRICA LATINA", foi um bom momento com uma boa e grande participação da comunidade do congresso, fiquei aproximadamente 50 minutos expondo e respondendo perguntas. Ao final da minha apresentação, foi aceita a minha proposta e incluída no relátorio final do congresso. Ficando criado um grupo de trabalho/estudo para debatermos este assunto e encontrar uma saída para este problema.

No dia 8 tivemos várias atividades e reuniões, fui convidado para participar do debate que teve como tema: Reciclagem e Comunidade; com as participações de membros do MIDES do Uruguay, da PepsciCO, MMA do Paraguay e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Fiz uma breve apresentação ao representante do BID, de um projeto envolvendo inclusão social, reciclagem e meio ambiente, o resultado foi positivo e o projeto deve ser estudado e sugerido para os países da América Latina e Caribe, principalmente por oportunizar desenvolvimento sustentável e crescimento social/económico.

A importância de congressos que desenvolvam estes tipos de assuntos são de grande importância para o desenvolvimento sustentável de um mundo que cresce de forma desordenada. Durante o congresso, representantes dos 32 países da América Latina e Caribe mostrarem-se dispostos a desenvolver políticas no sentido de minimizar os problemas ambientais e possibilitar um meio ambiente de qualidade para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário