
sábado, 28 de fevereiro de 2009
ATENÇÃO!!! Vem aí: a cidade mais sustentável do mundo!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
ÁGUA É A DONA DA VIDA, diz nosso compositor Gil
Poucos são os processos industriais que não utilizam a água, mas a água está cada vez mais sendo mal usada, quando não desperdiçada.
Ao poetizar uma das vertentes teóricas sobre o surgimento da vida, Gilberto Gil nos conduz a celebrar que a água é a dona da vida. Nada mais certo do que esta verdade. Nós aprendemos bem cedo nos bancos escolares que 70% da superfície do planeta Terra é composto por água, o que nos leva a intuir o quão é precioso esse elemento, que nos mata a sede, é indispensável à higiene, e não pode faltar no preparo dos alimentos e dos medicamentos.
Poucos são os processos industriais que não utilizam a água, mas a água está cada vez mais sendo mal usada, quando não desperdiçada. Para ficar apenas em um exemplo, basta ver a quantidade de porteiros e donas de casa que, toda manhã, chova ou faça sol, ficam quase horas a “varrer” as calçadas com o chamado líquido precioso.
Não há como não contrapor esse desperdício com a ameaça de que o Mar Ártico vai secar, fruto de estudos científicos, assim como pensar no quão desigual é a distribuição da água aos moradores da Terra, principalmente a maioria dos seus habitantes, os que ocupam as periferias das grandes cidades ou as regiões áridas do planeta. Obrigados a acumular a pouca água que conseguem, e expostas à falta de qualidade disponível, muitas dessas pessoas acabam adoecendo e mesmo morrendo por conta das doenças de veiculação hídrica. Mas este, convenhamos, é um assunto que envolve falta de saneamento básico, problema crucial, principalmente nos países em desenvolvimento, e deve ser tratado separadamente, em outro artigo.
Antes de se concretizar a ameaça do Mar Ártico secar, podemos constatar o adoecimento e a morte de muitos rios, sufocados, assoreados, asfixiados que estão sendo pelos agrotóxicos utilizados em larga escala nas megas plantações, pelos resíduos industriais que são carreados até seus leitos e também pelos esgotos. Sem falar, é claro, no lixo comum, e mesmo o incomum - quem nunca viu sofás inteiros ou partes dele em um rio? - lançado contra os cursos d’água.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
BID lança linha de crédito de US$600 milhões para desastres naturais

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
10 Dicas para um Carnaval Feliz









A alegria do Carnaval e do Planeta

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Água como presente de aniversário

A campanha fica como exemplo. Dá um novo valor aos presentes de aniversário.
domingo, 15 de fevereiro de 2009
QUEM USA, CUIDA... QUEM CUIDA, TEM

sábado, 14 de fevereiro de 2009
TV GLOBO MOSTROU SÉRIE SOBRE ÁGUA

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Mostra de Tecnologias Sustentáveis

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
CAMPANHA "DIGA NÃO AS ENCHENTES"

DIGA NÃO ÀS ENCHENTES
VERIFIQUE SE OS BUEIROS ESTÃO TODOS DESENTUPIDOS – RECLAME SE NÃO ESTIVEREM.
- NÃO JOGUE E NÃO DEIXE JOGAR LIXO NOS RIOS, NAS RUAS E NOS TERRENOS BALDIOS. DENUNCIE !
- SOLICITE LIMPEZA NOS CURSOS D' ÁGUA DAS REGIÕES ONDE OCORRERAM ENCHENTES.
SE NOTAR DERRUBADAS DE MATAS E INVASÕES EM ÁREAS DE RISCO, AVISE A DEFESA CIVIL OU A PM.
TERRAPLANAGENS E ATERROS SUSPEITOS PODEM PROVOCAR DESABAMENTOS. DENUNCIE !
SE AS ÁGUAS COMEÇAREM A SUBIR, SAIA DA CASA IMEDIATAMENTE...SUA VIDA VALE MUITO MAIS !
NÃO ENFRENTE INUNDAÇÕES COM O SEU CARRO. ELE PODE SER ARRASTADO PELA FORÇA DAS ÁGUAS.
AJUDE A EVITAR PREJUÍZOS E MORTES !
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Difícil mudar hábitos? Inspire-se aqui!
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Persiana capta energia solar e ilumina a casa durante a noite

Batizada de Blight – uma mistura de “blind” (cortina) e “light” (luz) –, a cortina aproveita a área das persianas para enfileirar em cada lâmina painéis flexíveis de células fotovoltaicas. Quando a noite cai, a energia armazenada é transferida para um painél eletroluminescente, que converte a eletricidade em luz.
“Nós não produzimos nenhum produto novo”, disse Vincent Gerken ao site Inhabitat. “Apenas utilizamos todas as funções desse objeto e acrescentamos um pouco de tecnologia para lhe dar uma nova função – captar a energia solar e convertê-la em eletricidade.”

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Carros híbridos e elétricos são destaque no Salão de Washington

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
TRILHOS VERDES: União de Meio Ambiente e Arquitetura

Aumentar as áreas verdes nas cidades ajuda ainda na redução das ilhas de calor, da poluição atmosférica e de riscos de enchentes.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
TECNÓLOGOS EM SANEAMENTO AMBIENTAL - CEFET/RS


O CEFET oferece este curso desde o ano 2000 e já colocou no mercado vários profissionais qualificados por esta instituição reconhecida por todo o mundo, menos Pelotas e região sul.
Agora vamos ao que interessa. O Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do CEFET/RS, qualifica o profissional que poderá atuar em supervisão de construção urbana ou rural de sistemas de saneamento básico, nas áreas de água para abastecimento público e industrial, drenagem de águas pluviais, instalações prediais de água, esgotos e águas pluviais e proteção de incêndios, gerenciamento de resíduos sólidos, prestação de serviços junto a estações de tratamento de água e esgoto, laboratório de monitoramento de água e esgoto, execução de programas governamentais ligados ao saneamento básico, em ensino, pesquisa e à saúde pública.
Será que nossos políticos e prefeituras da região sabem da importância e utilização deste profissional em saneamento ambiental????
Além do mais, ficou claro que estas PREFEITURAS da zona sul desconhecem este profissional, pois quão importante é um Tecnólogo em Saneamento Ambiental para PREVENIR e não REMEDIAR.
Pelotas abriu concurso público para o SANEP e prefeitura, e mais um ABSURDO, não existiu vagas para TECNOLOGO. Onde está à visão de NOSSOS POLITICOS, o que estão fazendo com estes profissionais, com os SONHOS destes profissionais??!!
Estes problemas da semana passada poderiam ter sido amenizados ou suas conseqüências diminuídas.
Qual sua função/utilidade? É para proteção de cheia ou abastecimento?
Esta é uma contradição com a qual a cidade terá que conviver devido a esta desconsideração para a boa técnica e o meio ambiente.
Chovendo no molhado...
Tanto em Santa Catarina como aqui no sul do Rio Grande do Sul e em todas as catástrofes que ocorrem no país, o problema é comum: a ajuda federal custa tanto a chegar que só consegue alcançar o próximo desastre. Qual o caminho para superar este problema? Uma das fórmulas é criar um fundo nacional, evitando responder com medidas provisórias cada vez que caem as grandes chuvas.
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Problemas ambientais são realidade em 90,6% dos municípios, diz IBGE
