
Em meio à farra consumista do Natal, o volume de lixo nas ruas das cidades alcança níveis recordes e os problemas aumentam.
Será que é possível um Natal Sustentável e Consciente?
Natal consciente
Por Helio Mattar,
As festas de fim de ano são uma oportunidade para uma celebração que valorize, mais do que os presentes, a expressão de afeto pelas pessoas a quem queremos bem
O Natal tem se distanciado cada vez mais do espírito original da festa cristã. Na verdade, nos últimos tempos as comemorações natalinas mais se parecem com as bacanais pagãs dos antigos gregos ou com a adoração do novilho de ouro. O consumismo, o materialismo e os desperdícios tornaram-se a marca de uma festa que perdeu seu caráter simbólico de renascimento e confraternização. (...)
O momento em que o mundo atravessa uma crise financeira sem precedentes é uma boa hora para refletirmos sobre o papel que as coisas materiais passaram a representar em nossa cultura, quanto isto tem custado em esforço de trabalho para nós, e também quanto tem custado em recursos naturais que desequilibram a vida em nosso planeta. Não se trata de consumir ou não. O consumo é uma parte necessária da vida. Trata-se de consumir com consciência dos impactos produzidos pelo nosso consumo.
De um modo mais geral, tire a ênfase dos aspectos comerciais do Natal e dê lugar a uma celebração que tenha mais significado: junto das pessoas que você ama e com uma grande fartura de afeto mais do que de presentes. E influencie outras pessoas para esta nova consciência.
O Natal e o final do ano são épocas de balanço e oportunidade para refletirmos sobre o mundo que estamos deixando para as futuras gerações. Os presentes são a menor parte da expressão do que a vida significa para nós. A expressão de sentimentos e afeto por aqueles a quem queremos bem devem tomar a maior parte de nossa energia nas festas de final de ano. O Natal terá um significado especial e será lembrado por todos mais do que os presentes trocados.

Para aqueles que desejam celebrar o Natal de maneira responsável do ponto de vista ecológico, especialistas em meio ambiente evitam conselhos extremos e se limitam a recomendar bom senso e moderação para evitar o desperdício."Porém, todos podem adotar pequenos gestos para limitar as repercussões da celebração sobre o meio ambiente", afirma Nadia Boeglin, da Agência Francesa do Meio Ambiente e Controle da Energia (Ademe).
- Não apenas uma atitude (como comprar somente papel de presente reciclado, por exemplo), mas uma série significativa de gestos que, acumulados, terminam por fazer sentido.
- O Natal é uma festa das luzes, mas é possível evitar a iluminação de jardim, que consome muita energia e perturba os insetos, acrescenta.
- Outro bom conselho é, no momento das compras e de cozinhar, lembrar de tudo que sobrou no ano anterior para não preparar muita comida, conta Boeglin.
- O pior para o meio ambiente são os presentes poluentes e inúteis. Por isto é preciso optar por produtos que agradem a pessoa, mas que tenham utilidade e que serão guardados.
- Finalmente, estão na moda os presentes "imateriais": entradas para espetáculos, eventos esportivos, etc.
Ao fim da festa, não se deve esquecer de selecionar o lixo, separando os dejetos orgânicos dos recicláveis.
Esta semana ouvi lembranças da infância de uma pessoa que expos que não entendia por que outras crianças recebiam , no natal, presentes caros e ela apenas uma lembrança e , ao perguntar a seus pais ouviu a seguinte resposta resposta:
ResponderExcluir- "Natal é época de dar presentes, de partilhar .... durante o ano todo ganhastes inumeros presentes agora é hora de dividir..."
E assim cresceu e casousse e teve filhos e os educou da mesma forma e seguindo o mesmo princípio.
Coloquei esta breve história para ilustrar que apesar do consumismo desenfreado em que vivemos onde desejamos sempre mais 'TER' alimentado todos os dias pelas inumeras tecnologias lançadas diariamente, ainda fazemos parte de uma sociedade em que sobrevivem pessoas que valorizam o 'SER' e reascendem uma centelha de esperança no humano que somos,... . Bem já escrevi tanto que este comentário tá mais parecendo um post....
Parabéns pela iniciativa e Boas festa a todos que por aqui passarem!
Obrigado Alysson por participar e contribuir...
ResponderExcluirsempre é bom nossas manifestações e nossas experiências. Assim podemos construir, e todo processo de construção passa por divulgar nossas ideias e opiniões.
Te convido para aparecer sempre e contribuir.
Abraços