segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Será o Aquecimento Global a causa de tantos temporais?...


Olá pessoal...

Estamos observando grandes tempestades na região sudeste e em outras regiões do país. Todos nós sabemos que neste período do ano acontecem estes tipos de fenômenos.

Ontem a noite no Fantástico, da Rede Globo, foi mostrada uma matéria bem interessante sobre os efeitos das mudanças do clima em São Paulo. A apresentadora fez referência a diversos comentários enviados em vídeos pelos telespectadores, mostrando a preocupação com as tempestades.

Quero levantar um tema neste post, ou seja, as chuvas fora do padrão que estão causando vítimas no Brasil e em todo o mundo nos últimos tempos podem estar relacionadas às mudanças climáticas. É o que sugerem alguns cientistas e também é minha opinião. Os especialistas em clima no Brasil hesitam em dizer que as chuvas torrenciais que caíram no Nordeste este ano e as demais tempestades durante todo este ano e as que agora estamos vivenciando já sejam efeito do aquecimento global.

O melhor é que alguns cientistas estão fazendo essa associação.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estas tempestades que caíram no Nordeste e na região não tiveram precedentes. No mês de junho em Caruaru, caíram 142,2 mm de chuva em um único dia. O recorde, de 1966, era de 89,2 mm. Já em Garanhuns, foi ainda mais inédito. A maior chuva da história tinha sido de 50 mm, em 1975. No mesmo dia o município foi atingindo por uma surpreendente chuva de 84,2 mm e no dia seguinte, outro recorde: 92,8 mm.

O interessante foi que neste mesmo período lá na China, na cidade de Huilai, em apenas 6 (seis) horas, os céus despejaram surpreendentes 600 mm de água. A maior tempestade em pelo menos uma década.

No começo de 2010 a capital São Paulo ficou durante 45 dias embaixo de chuva, acontecimento nunca visto na história. Mesma época o RS, SC e MG estavam sendo castigados por chuvas fortes.

Então volto a questionar: Por que isso tem a ver com o aquecimento da Terra?

Recentemente assisti uma entrevista com o diretor do departamento de análise do clima do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, dos Estados Unidos, 'Kevin Trenberth'. Segundo ele, o aquecimento global faz diferença nas chuvas por que a temperatura elevada aumenta a evaporação e a umidade média do ar na Terra. Nesta época, ou seja, agora estamos com mais vapor d'água na atmosfera do que há 30 anos. Ainda segundo Trenberth, 4% a mais de vapor. "Isso dá mais força às tempestades". "É uma pena que o público não esteja associando as duas coisas. E as perspectivas são de que esses eventos fiquem maiores e piores no futuro".

Tenho levantado esta bandeira em várias postagens pois sinto a necessidade de se criar um debate mais forte sobre o tema. Se nada for feito, muitas vidas serão atingidas. Os Governos Federal, Estaduais e Municipais devem buscar políticas públicas para prevenção e também buscar um desenvolvimento sustentável para as regiões mais sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário